Bacurituba é um Município brasileiro do estado do Maranhão e sua população é de aproximadamente 6.000 (seis mil) habitantes. Bacurituba é vocábulo indígena que significa “lugar onde há muitos bacuris”. Do tupi bacuri: bacuri, bacurizeiro; e tyba: grande quantidade, abundância.

O litoral do Município de Bacurituba é distante pouco mais de 17 km da sede e é formado por praias habitadas, predominante no Povoado Beira de Costa e também por praias desertas, entre as quais destaca-se a Praia do Cajual – localizada no Pov. Tamanduaí.

Bacurituba possui peculiaridades em seu território. É banhado em seu litoral por água salgada, no entanto, em sua grande parte é detentor de campos com água doce. O Município também apresenta com abundancia muitas espécies de peixes (piranha, bagrinho, traíra, acará, tilapia, entre outros) e muitas espécies de aves/animais a exemplo do jaçanã, marreca, mergulhão, sucuri, tamanduá, mucura.

Bacurtituba também apresenta riqueza em sua flora, uma vez que apresenta em seus campos muitas ervas medicinais, frutas como manga, caju, tamarindo, cajá, babaçú entre outros.

O artesanato na cidade de Bacurituba também é muito presente. A população confecciona potes, cofo, rede de pesca, chapéus, com matéria prima normalmente extraída dos campos.

A cultura existente na cidade de Bacurituba é muito diversificada, uma vez que existem na cidade agremiações de Bumba meu boi, predominantemente com sotaque de zabumba, blocos organizados de carnaval, danças do boiadeiro, danças portuguesas e o tambor de crioula.

Bacurituba é uma terra muito festiva e conta com diversos festejos anuais, comemorados de forma tradicional, citando os Festejos de São Sebastião, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Nazaré, Divino Espírito Santo, Santa Teresa, Santa Maria, São Lino, Festival do Camarão, Festival da Jabiraca, do Padroeiro da cidade Sr. São Bento entre outros que em conjunto com o Carnaval, o São João e Aniversario da cidade formam o roteiro de festas da cidade.

O Município é formado por sua sede e por diversos povoados, sendo 22 (vinte e dois) no total, sendo os Povoados Tucum e São Miguel os maiores e o mais distante da sede administrativa o Povoado Beira de Costa.

Uma curiosidade sobre nossa cidade é que Bacurituba era apelidada de “São Bento Velho”, porque naquela área ficava a vila onde começou a se formar o município de São Bento.

O aniversario da cidade de Bacurituba é comemorado no dia 10 de novembro, mesma data da emancipação política do Município.

A cidade de Bacurituba possui 02 (dois) feriados municipais, 11 de Julho é o dia do padroeiro da cidade – Sr. São Bento e no dia 10 de Novembro data de emancipação política.